Mediação e Arbitragem oferece curso básico
A Câmara de Mediação e Arbitragem de Brusque (CmaBq) realizará no dia 9 de abril, das 8h30min ás 17h030mins, um curso básico sobre Mediação e Arbitragem (lei 9.307/96 - Lei da Arbitragem no Brasil). Os interessados poderão obter mais informações pelos telefones 3351-3117 ou 3355-1116.
As vagas são limitadas. O curso será ministrado na própria Câmara de Mediação e Arbitragem, na rua Idalina Von Buettner, 25, no Centro de Brusque.
A CmaBq é composta por profissionais, especialmente preparados para atuarem como mediadores ou árbitros, com formação nas áres do direito, engenharia, arquitetura, contabilidade, adminstração, economia, seguros, corretagem de imóveis, meio ambiente entre outras especialidades.
O que é Mediação? - A mediação é um meio voluntário de solução de conflitos de pessoa física ou jurídica, decorrentes de uma relação contratual. Por ela, os próprios envolvidos poderão decidir as controvércias de modo pacífico, atavés de uma terceira pessoa, denominada mediador, ou de um tribunal especializado.
Auxiliados pelo mediador, especializado em negociação, ampliam a capacidade de compreenção da realidade, dimensão do conflito e a visão das possibilidades de resolvê-los. A maioria dos conflitos se resolve pela mediação, sem necessitar de um procedimento mais longo. As estatísticas apontam: 90% dos conflitos são solucionados por mediação.
O que é a Arbitragem? - É uma forma alternativa de resolução de conflitos (envolvendo direitos patrimoniais disponíveis), na qual um ou mais árbitros (sempre em número ímpar) decidem a controvérsia com base num contrato firmado entre as partes (o Compromisso Arbitral). O árbitro é juiz de fato e de direito, escolhido pela parte ou designado por uma instituição especializada. Não é concursado, nem nomeado e nem pago pelo Estado, como o juiz de Direito. Porém, a sentença que ambos proferem tem valor legal.


